16 fevereiro 2013

Resenha dupla: O diário da Princesa (Vol. 1 e 2)



Só para variar, eu desapareci do mapa de novo! Tentei fazer essa resenha antes de viajar para o carnaval (fui pra Diamantina, delícia!), mas meu computador estragou, fiquei sem contato com internet durante todo o carnaval e depois quando voltei eles não tinham devolvido o pc ainda (e para piorar, continua travando do mesmo jeito!)

Então não sei se a resenha vai sair como eu tinha planejado, e também resolvi fazer a resenha dupla. Então... O Diário da Princesa, como muitos sabem, é uma série de livros escritos pela autora Meg Cabot, que foram publicados a partir de 2000. A série ganhou dois filmes da Disney, estrelado por Anne Hathaway.


O diário da Princesa
Meg Cabot
Editora: Galera Record
Tradução: Ruy Jungmann

 “Mia Thermopolis é uma típica adolescente americana que recebe uma notícia que vira sua vida de ponta cabeça. Mia sabe que é fruto de um caso que sua mãe teve há muitos anos e só vê o pai nas férias e no Natal. Até que um dia ele descobre que não pode mais ter filhos. Nada surpreendente se não fosse por um detalhe: Mia descobre que seu pai é um príncipe. Sendo uma princesa, ela passa a ser abordada por paparazzis que invadem seu colégio para fotografá-la. Se o sonho de muitas meninas da idade de Mia é ser uma princesa, para ela isso pode virar um verdadeiro pesadelo. O diário da princesa são lembranças de qualquer adolescente da idade de Mia.”

É um livro de leitura rápida e muito fácil. É escrito como um diário de verdade, e tenho que contar que li o livro todo imaginando a voz da dubladora no filme (e isso não foi legal!). As vezes Mia me deixava com muita raiva por causa de certas atitudes, mas no fundo, ela é uma garota muito doce.

A história é bem diferente da do filme, o que me deixou mais empolgada ainda para continuar lendo a série. Só achei chato o fato de Grandmère (avó de Mia, que dá aulas de etiquetas à nova princesa) ser escrita como uma ‘bruxa má’ no livro, tinha gostado tanto como ela uma linda avó!


Princesa sob os Refletores
Meg Cabot
Editora: Galera Record
Tradução: Celina Cavalcante Falck

“Depois de tantas reviravoltas, Mia acredita que as coisas estão acalmando-se. Ela continua tendo aulas de bons costumes com a avó aristocrata, ou “sessões de torturas”, como diz, vê a avó vestindo seu bichinho de estimação com casacos de pele de chinchila e usando delineador permanente tatuado nos olhos. Até que, um dia, é informada que será a atração principal de um dos programas de entrevista mais populares dos Estados Unidos. Para completar, sua mãe está grávida de seu professor de álgebra e a própria Mia não consegue mais esconder sua paixão pelo irmão de sua melhor amiga, Michael.”

Gostei muito da forma que a autora usou para relembrar tudo que tinha acontecido no primeiro livro, já que ele é todo escrito em diário, não tinha o porquê Mia ficar contando todos os detalhes de novo!
Mia ter mudado sua paixão de um livro para o outro também me incomodou muito, ficou faltando alguma coisa, pareceu muito forçado. Mas o resto da história segue em um ritmo muito bom.

Os livro são pequenos, então fica fácil de acompanhar tudo que está acontecendo e as partes se encaixam! 

Para quem já viu os filmes e gosta desse tipo de romance, eu acho que vale a pena dar uma lida nessa coleção, basta não esperar uma história muito seguida do filme. Já quero minha coleção completa pra hoje! 

Nota geral: 



7 comentários:

  1. Tenho apenas o livro azul e o amarelo, estou querendo completar a coleção, só não sei quando. rsrs

    gostei da resenha.

    ResponderExcluir
  2. Oi Claris! Eu tenho muita vontade de ler esta série, o filme é ótimo e tenho certeza que os livros mais ainda.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Claris, eu sou doida pra ler essa série! Mas ela é mto grande e eu tenho mania de querer comprar a série antes de começar a ler.. preciso pegar um dia e comprar uns tres, quatro de uma vez..

    Adorei as resenhas!! Mas acho que tb nao vou curtir a vó como uma bruxa má :(


    Beijao!

    ResponderExcluir
  4. oii,
    li apenas o primeiro quando era mais nova e na epoca gostei e achei bem divertido, mas nao fiquei muito curiosa pra continuar =/
    Ótimas resenhas e essas capas novas estão lindas.
    boa semana
    ;*

    dudsparrow.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro a Meg Cabot, mas acredita que essa é uma série dela que eu ainda não me animei para ler? E olha que já li muita coisa dela! Mas vou tentar me animar para ler, já que tanta gente elogia!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Claris!
    O Diário da Princesa me acompanhou por toda a adolescência e um pedacinho da vida adulta. Eu amei os primeiros livros, mas no final (quando eu já estava mais velha) eu já estava um pouco de saco cheio da Mia e companhia. Se eu tivesse lido todos ao mesmo tempo provavelmente teria amado toda a estória, uma pena que os livros demoraram a ser lançados por aqui. =/
    Adorei conhecer o seu blog, espero que você já tenha conseguido resolver o problema com o computador. ;)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Ah... eu só li O diário da princesa 1 quando tinha uns 14 anos e acho que foi por isso que eu não gostei muito, achei infantil, mas realmente é um livro para o público infantil.

    Prefiro as capas antigas!

    Beijokas :*
    Blog da Mylloka

    ResponderExcluir