18 julho 2017

Resenha: O Ladrão de Raios

Li esse livro já faz um bom tempo, mas só agora acabei de ler a série, então resolvi postar todas as resenhas aqui no blog, incluindo dos livros extras que pretendo ler na minha meta de leitura desse ano.

Percy Jackson e os Olimpianos - O Ladrão de Raios
Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Tradução: Ricardo Gouveia

"O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade. O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos - jovens heróis modernos - terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses."

Perseu Jackson é um garoto de 12 anos, que vive em New York com sua mãe Sally. Percy, como é conhecido, é um garoto comum como qualquer outro, exceto por sua dislexia e transtorno do défice de atenção com hiperatividade, que acaba o atrapalhando em diversas situações, principalmente nas diversas escolas que ele frequentou.

A vida do garoto muda completamente durante uma excursão do sexto ano ao museu para uma aula de mitologia grega. Sua professora de iniciação álgebra, pessoa com que ele sempre teve muitos problemas, aparece e o chama em um canto para resolver algumas adversidades e, do nada, se transforma em um monstro horrível. Percy fica completamente assustado, até que seu professor, Sr. Brunner, o joga uma caneta esferográfica que se transforma em uma espada de bronze, que acaba virando então sua melhor amiga, Contracorrente. 

Percy começa a acreditar que está enlouquecendo, até que sua mãe e seu melhor amigo Grover Underwood o chamam para uma conversa muito séria. Percy Jackson é um semideus.

Grover e Sally precisam levar Percy ao Acampamento Meio-Sangue, lugar onde a maioria dos semideuses passam as férias aprendendo mais sobre suas vidas, sobre línguas e a lutar. Ao chegar perto do acampamento, eles se deparam com um Minotauro imenso e furioso. Em meio ao problema, Percy consegue atravessar os portões do acampamento em segurança, mas teve que deixar sua mãe para trás, e assim dar início a sua nova vida. 

No acampamento, Percy descobre que Sr. Brunner na verdade é Quíron, um centauro muito importante, e seu melhor amigo Grover é um sátiro que possuí fortes ligações com ele. Ele também faz amizade com Annabeth Chase, filha de Atena. 

Poseidon, o deus do mar, assume para todos do acampamento ser pai de Percy, porém ele descobre que não deveria ter nascido, pois na história dos deuses, depois da segunda guerra mundial, os três grandes Zeus, Poseidon e Hades, fazem uma promessa de não gerarem mais filhos semideuses. Com isso cai para cima de Percy a suspeita de ter roubado o raio mestre de Zeus, sua fonte de poder, para que Poseidon pudesse conquistar o trono. 

"Você irá para o oeste, e irá encontrar o deus que se tornou desleal.
Você irá encontrar o que foi roubado, e o verá devolvido em segurança.
Você será traído por aquele que o chama de amigo.
E, no fim, irá fracassar em salvar aquilo que mais importa."

O Oráculo de Delfos deu o destino de Percy nessa missão, e como ele suspeita de que Hades é o verdadeiro ladrão e que está com sua mãe, ele aceita a missão, e, junto de seus amigos, vão em busca da verdade.  

O Ladrão de Raios foi uma leitura muito agradável, a escrita do autor me prendeu do início ao fim, foi o primeiro livro que li sobre deuses da mitologia, e apesar de não entender muito sobre o assunto, não me senti perdida, pois o autor vai explicando tudo de acordo com as experiências de Percy, o leitor vai aprendendo junto ao personagem. Recomendo a todos.

Livro no skoob: O Ladrão de Raios
Nota:  


O livro ganhou uma versão cinematográfica em 2010 com direção de Chris Columbus, e apesar de ter sido um grande sucesso mundial, o filme não caiu na graça de muitos fãs por não seguir o roteiro do livro que originou a história. Confesso que eu sou grande fã do filme, pois foi ele que me convidou a conhecer melhor a série, e apesar da grande modificação feita para as telinhas, gosto de ver as duas obras como histórias diferentes sobre um mesmo tema, assim consigo gostar muito das duas.



7 comentários:

  1. Oi Claris, amo essa série de livros! Eu estava órfã de Harry Potter na época e a narrativa do Rick Riordan me acolheu <3 só que ao contrário de vc não curto muito o filme não hehehehehehehe mas é sempre bom quando um longa faz a gente querer ler o livro <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Oi Claris, tudo bom?
    Que saudade de Percy Jackson <3 acho que só reli uma vez desde 2008, mas é uma história tão nostálgica e maravilhosa!
    E o que eu amo nessa série é como daí pra frente o tio Rick só acresceu na qualidade.
    Ótima resenha!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ooi gostei da dica, ainda não li o livro, ele não é meu gênero favorito, mas quem sabe um dia né ?
    Beijos boa semana, amei o blog
    bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Tenho esse livro a taaaaaantos anos parado na estante... Depois da sua resenha eu fiquei doida pra tirá-lo de lá e ler logo!

    Adorei!!!

    Bjksssss

    ResponderExcluir
  5. Olá mulher!

    Eu amo Percy Jackson, pois gosto muito do tema da mitologia grega e de deuses <3 O livro parece ser ótimo, mas não tanto pra me fazer ler! E de fato, decepções com adaptações cinematográficas faz parte da vida de fâ de séries heheh

    Beijão,
    Querida Cretina

    ResponderExcluir
  6. Oi
    adoro os livros, odeio o filme. Já li eles algumas vezes, até queria reler, mas por enquanto estou lotada de livros, que bom que se aventurou nos livros e gostou.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir