20 julho 2017

Resenha: O Mar de Monstros

Percy Jackson e os Olimpianos
O Mar de Monstros

Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Tradução: Ricardo Gouveia
“Nessa nova aventura, Percy e seus amigos estão em busca do Velocino de Ouro, único artefato mágico capaz de proteger da destruição seu lugar predileto e, até então, o mais seguro do mundo: o Acampamento Meio-Sangue. Com o envenenamento da árvore de Thalia por um inimigo misterioso, as fronteiras mágicas que protegem o Acampamento estão ameaçadas, e é preciso buscar o antídoto.
Assim, nossos heróis partem em uma arriscada e incrível viagem pelo Mar de Monstros, localizado nas coordenadas 30-31-75-12: uma referência ao Triângulo das Bermudas. Lá, enfrentam seres fantásticos e muitos perigos e situações inusitadas, que põem à prova seu heroísmo e sua herança – quando Percy irá questionar se ser filho de Poseidon é uma honra ou uma terrível maldição. Combinando fatos contemporâneos com mitologia, fantasia com erudição, O Mar de Monstros diverte, encanta e ensina pais e filhos.”


Esse é o segundo livro da série, e esta resenha
pode conter spoilers do primeiro livro! 


No final do primeiro livro, Percy volta para casa e tenta viver uma vida normal com sua mãe Sally, porém, ele está tendo sonhos estranhos sobre seus amigos, e sonhar nem sempre é bom para um semideus. Percy já entende melhor sobre ser filho de um Deus e o que isso influencia sua vida, o personagem está bem mais maduro. Ele também fez um novo amigo, Tyson.

Além de não ter notícias de nenhum de seus amigos, Sally e Quíron não querem que o garoto volte para o Acampamento Meio-Sague, que está passando por problemas. Mas durante um jogo de queimada em sua nova escola, Percy é atacado e a escola acaba em chamas. O garoto é salvo por Annabeth, que o leva, junto de Tyson, para o acampamento. Ao chegar no acampamento, Percy descobre que Tyson na verdade é um ciclope, e filho de Poseidon, portanto, seu meio irmão; e também que Grover, seu melhor amigo, está desaparecido desde que saiu em busca de Pã. 

Para piorar, a árvore de Thalia que protege toda a área do acampamento foi envenenada, e sem a proteção, eles estão sendo atacados por monstros. Quíron está sendo culpado pelo acontecimento, então Dioniso, diretor do acampamento e também conhecido como senhor D, colocou Tântalo para comandar os campistas no lugar de Quíron, porém ninguém gosta muito dele, e ele não gosta nem um pouco de Percy. 

O Velocino de Ouro é o único objeto capaz de curar a árvore, mas sua busca é perigosa, e todos que foram até lá nunca voltaram. Percy e Annabeth acreditam que Grover possa ter chegado até o local que está escondido o objeto mágico, pois Percy possuí uma ligação muito forte com o amigo, porém o Oráculo decide que essa é uma missão para Clarisse, filha de Ares. 

Contrariando as ordens de Tântalo, Percy, Annabeth e Tyson vão escondidos atrás do Velocino de Ouro e de Grover, mas para chegar até o local desejado, eles precisam atravessar o Mar de Monstros, e assim inicia uma grande aventura, onde conhecemos mais a fundo cada personagem. 

Rick Riordan conseguiu manter o ritmo da história nesse segundo livro, os personagens estão mais maduros e a história mais emocionante. Muitas revelações foram feitas nesse livro, o que deixou a leitura ainda mais interessante. Recomendo a todos!

Livro no skoob: O Mar de Monstros
Nota:


O livro ganhou uma versão cinematográfica em 2013 com direção de Thor Freudenthal, mas assim como o primeiro, o filme não caiu na graça de muitos fãs por não seguir o roteiro do livro que originou a história. Como disse no post anterior, gosto de ver as duas obras como histórias diferentes sobre um mesmo tema, assim consigo gostar muito das duas, tenho um grande amor pelo livro, como tenho pelo filme. 



4 comentários:

  1. Oie Claris =)

    Parei essa série justamente nesse livro e desde então confesso que tenho uma preguicinha de ler os outros livros. Tipo apesar de amar Mitologia Grega acho a narrativa um pouco "juvenil" de mais.

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é maravilhoso, assim como a série toda <3 eu também gosto de pensar na história do filme de forma separada à do livro porque ambas são muito boas. Ainda super apoio uma adaptação pra série. Ótima resenha!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca li percy jackson.
    Só o primeiro livro e nem lembro pq de não ter continuado. Pretendo iniciar a leitura <3

    ResponderExcluir
  4. Oi Claris, tudo bem!
    Nunca li nenhum livro dessa série, mas conferi as adaptações e gostei bastante.

    *bye*
    Marla Almeida
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir