14 setembro 2017

Resenha: Guia Definitivo


Dando continuidade nas resenhas da saga Percy Jackson e os Olimpianos, hoje eu trago a resenha do Guia Definitivo, escrito por Mary-Jane Knight, com ilustrações de Philip Chidlow, Artful Doodlers e Kevin Hays. A ideia de um livro guia sobre um saga é muito interessante e me inspirou na criação do meu TCC, para quem não lembra, fiz um livro guia sobre os personagens de Desventuras em Série.

Percy Jackson e os Olimpianos
Guia Definitivo

Mary-Jane Knight e Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Tradução: Leonardo Alves

"Vida de semideus não é fácil. Combater monstros, decifrar profecias e lançar-se em perigosas jornadas para salvar o mundo são tarefas rotineiras, e um herói não pode vacilar. Percy Jackson que o diga. O filho de Poseidon liderou as mais importantes missões de meios-sangues dos últimos tempos, e tudo o que ele aprendeu está nesse guia. Afinal, nunca se sabe quando o mundo estará novamente em perigo.
Colorido, com fotos, mapas e ilustrações, o Guia definitivo mostra como descobrir quem é seu pai ou mãe divino, como detectar um sátiro e quais são os dez sinais de que talvez você seja um meio-sangue, além de informações sobre os personagens, as criaturas mitológicas - deuses, espíritos e monstros - e os lugares lendários que todo herói precisa saber de cor."

O guia é um livro curto com informações importantes para orientar o leitor nesse universo criado por Rick Riordan, é dividido em oito seções, sendo: a primeira sobre Percy Jackson; em seguida A vida no acampamento; Deuses e espíritos; Bestiário de Percy Jackson; O labirinto; O mundo inferior; O paiol dos deuses e Compêndio.

O livro é recheado de fotografias, mapas e ilustrações, permitindo que o leitor identifique características descritas pelo autor ao longo da série. O que mais despertou minha atenção foram os testes, uma forma do leitor interagir com o guia e descobrir mais sobre sua personalidade, os sinais para saber se seriamos meio-sangue e quem seria nosso pai ou mãe.

É um livro extra bem interessante, porém devo ressaltar alguns pontos que me incomodaram. A primeira vez que li o livro foi uma ótima experiência, porém quando fui usá-lo como referência para as resenhas dos demais livros da série, percebi que ele não funciona como um guia de verdade, mas sim apenas um livro de informações. As informações não estão separadas de uma forma fácil de encontrar, fora que elas se repetem e não seguem uma linha. O design geral não é agradável, existem muitos tipos de ilustrações diferentes que não conversam entre si, e acaba dificultando a diagramação e o funcionamento do livro como um guia.

É um livro pequeno de capa dura e de páginas coloridas, mas não souberam aproveitar desse ótimo acabamento, o design em si é feio e mal feito, tanto que não mencionam o nome da autora do livro e nem o nome do autor da série em nenhum momento na capa ou folha de rosto, é apenas citada em letras pequenas no colofão.

Recomendo o livro para fãs da série que gostam de colecionar itens, mas já aviso que não contém nada além de informações já dadas nos livros originais da saga.

Livro no Skoob: Guia Definitivo
Nota: 



4 comentários:

  1. Oi
    eu curto esse guia, ele é bem colorido.
    Eu vi quando fez a postagem do seu tcc e achei bem legal.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Claris, tudo bem?
    Pelo visto, o livro é "Ok", mas não é "Uau", né?
    Gosto desse tipo de livros para fãs, mas se o conteúdo realmente for bem trabalhado.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  3. Poxa, uma pena que não souberam aproveitar bem o livro, mas no geral, achei muito interessante a proposta dele! Nunca tinha visto algo assim e acho que seria legal se todas as sagas tivessem um haha
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
  4. Esse guia eu não cheguei a ler, e pelo visto é melhor continuar assim hahahah uma pena que não aproveitarem esse guia da melhor forma possível :( informação sobre a série é o que não falta, e realmente deveriam ter seguido um padrão nas ilustrações. Adorei a resenha e a sinceridade!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir