07 outubro 2017

Resenha: Kiko e a Mão | Regra "Aqui ninguém toca"



O Conselho da Europa desenvolveu à alguns anos materiais para ajudar os pais a ensinarem seus filhos a regra Aqui ninguém toca através de uma guia, anúncio na televisão com desenho animado, um livro infantil, além de cartazes e postais. 

O programa faz parte da campanha UMA em CINCO para combater a violência sexual contra as crianças. O guia é bem simples e traz formas de ensinar as crianças quais as partes do corpo não podem ser tocadas por outras pessoas, como reagir a isso e, caso aconteça, o que deve ser feito. 

Esse mal sempre existiu, mas é um assunto que tem sido muito comentado nos últimos dias, então resolvi trazer hoje o tema para o blog, já que é muito importante conversar e ensinar as crianças sobre isso, de uma forma infantil, claro. Junto com o material da campanha, existe um livro didático chamado Kiko e a Mão, que de forma lúdica, explica as crianças sobre o tema.

Kiko e a Mão
Council of Europe

"Esta história de adormecer explica a Regra “Aqui ninguém toca” às crianças. É um livro infantil que foi produzido pelo Conselho da Europa no âmbito da sua Campanha Um em Cinco no Combate à Violência Sexual Contra Crianças. Leia-a aos seus filhos para que aprendam a diferença entre o contato físico bom e o contato físico mau."

O livro é bem curto, possui 20 páginas, e conta sobre a nova amizade de Kiko: a mão. A mão o ajuda a viajar, a dançar, a escolher o que comer e também o que pode e não pode ser tocado no corpo. É um livro divertido, com lindas ilustrações e com um ótimo objetivo.  

A ideia do projeto é os pais passarem as informações aos filhos, mas eu acho super válido qualquer adulto compartilhar esse tipo de informação com as crianças, seja sobrinho, afilhado, aluno, amigo; seguindo essa forma lúdica e sem tirar a inocência das crianças.  

Para mais informações sobre a campanha, incluindo a animação, clique aqui; para baixar o guia clique aqui; e para baixar o e-book do livro Kiko e a Mão, clique aqui

Livro no Skoob: Kiko e a Mão
Nota: 


9 comentários:

  1. Oi, Claris!

    Muito importante a proposta desse livro! Achei muito legal ter sido desenvolvido de uma forma lúdica.

    Beijos,
    Isa
    Viciadas em Livros
    Participe do Amigo Secreto Literário do Viciadas em Livros

    ResponderExcluir
  2. Gostei do post Claris. Sempre é bom incentivar as crianças desde cedo sobre o que é certo e errado e infelizmente o abuso infantil tem ocorrido em grande escala e todos precisam se conscientizar sobre isso e aprenderem a se proteger. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Claris,
    Muito necessária essa campanha.
    Parabéns pela iniciativa de divulgá-la.
    beijo
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, Claris!
    Nossa, adorei essa campanha! Foi como você disse, podemos ensinar essas coisas para as crianças sem tirar a inocência delas.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe das promoções em andamento e ganhe prêmios maravilhosos

    ResponderExcluir
  5. Hej! Świetny post :)

    obserwuje i zapraszam do mnie :
    milentry-blog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Claris,
    Eu não conhecia a campanha, mas achei a proposta válida.

    *bye*
    Marla Almeida
    https://loucaporromances.blogspot.com.br/





    ResponderExcluir
  7. Oie Claris =)

    Eis um livro que precisa ser lido por todos! Infelizmente a violência contra as crianças é uma triste realidade não só no Brasil, mas no mundo.

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  8. Oi Claris,
    Adorei a dica, de muita importância.
    É um livro que merecia uma divulgação maior mesmo, com esse propósito, se eu tivesse filhos certamente ia querer que eles tivessem acesso.

    tenha uma ótima semana =D
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir